"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.
A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)

domingo, 2 de agosto de 2009

0

Para infectologistas, momento é de prevenção da gripe

É um excelente momento para ensinar, para a criança, medidas de higine corporal”, considera o infectologista Robério Leite. Ele mesmo já repassa para os dois filhos os seguintes conselhos: lavar as mãos, pelo menos, por 20 segundos e evitar coçar os olhos, o nariz e a boca com frequência.
SAIBA MAIS
O médico sanitarista Marcio Bontempo (www.marciobontempo.com.br), especialista em Saúde Pública e naturopata, soma, às orientações oficiais, as seguintes dicas de prevenção contra a Influenza A (e muitas outras doenças):
> Uma alimentação adequada cuida do sistema imunológico, que é “o mecanismo de defesa do organismo”. Evite alimentos industrializados, que contribuem para o enfraquecimento das defesas naturais porque criam um “ambiente sanguíneo mais ácido”. Tente substituições, como: trocar o açúcar branco por mascavo ou mel, as carnes vermelhas por peixes, o leite de vaca (e derivados) por leite de soja
> Consuma mais frutas (principalmente, as cítricas), legumes, verduras e menos álcool, frituras e fast food.
> Outros alimentos do bem: arroz integral, subprodutos da soja (como o leite e o tofu), aveia, semente de linhaça, gengibre, alho e cebola
> Equilibre-se: cuidado com o estresse (repouse mais e se preocupe menos), a vida sedentária e os maus hábitos (tabagismo, uso de remédios em excesso e drogas)
> O naturopata recomenda uma xícara de chá de gengibre, três vezes ao dia, como reforço da prevenção. Outra sugestão é usar um saquinho com pedrinhas de cânfora sob a roupa. Bontempo diz que a cânfora esteriliza o ar e protege as mucosas.
> A vitamina C também contribui para reforçar as defesas.

0 comentários: